segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dois incêndios em menos de 24 horas na Serra do Periperi em Vitória da Conquista


Um dos incêndios começou no sábado e logo foi controlado. O Corpo de Bombeiros foi surpreendido com novo foco de queimada no mesmo local no domingo. A proporção da área atingida ainda deve ser divulgada nesta semana.
O primeiro incêndio começou na tarde do sábado (20), no Parque Municipal Serra do Periperi, às margens do anel rodoviário e foi controlado cerca de três horas depois. O segundo incêndio também na serra do Periperi começou em outro trecho do anel rodoviário no domingo (21), por volta das 11h e só foi controlado pelo corpo de bombeiros por volta das 16h. As chamas puderam ser vistas de vários pontos da cidade.

Foram dois incêndios de média proporção em menos 24 horas em trechos da serra do Periperi. A dimensão da área queimada ainda não foi divulgada e deve ser apurada nesta semana pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade.Mas apesar do período de calor, o corpo de bombeiros acredita que o incêndio tenha sido criminoso: a vegetação estava verde por causa das últimas chuvas e testemunhas afirmam terem visto a circulação de pessoas no local.
Queimadas criminosas configuram crime ambiental. Quem for pego em flagrante pode ser preso. O Parque Municipal Serra do Periperi é uma unidade de conservação ambiental com cerca de 1.300 hectares de área. A queimada atingiu parte da vegetação nativa.
E os cuidados devem ser ainda maiores nesse período. Calor, baixa umidade do ar e a incidência do sol podem provocar queimadas espontâneas. Por isso, é preciso que a população também faça a sua parte, evitando atear fogo em terrenos e descarte de lixo que possa causar algum tipo de combustão.
FONTE: Resenha Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário