terça-feira, 31 de julho de 2012

Homem cai em cisterna na Rua da Granja

No início da tarde desta terça-feira (31) Kleber Macêdo  Feitosa caiu em uma cisterna localizada em um terreno na Rua da Granja, em Vitória da Conquista.
O local possui cerca de 24 metros de profundidade, mas a vítima ficou presa a uma distância de 12 metros.
Kleber sofreu ferimentos e foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado a um hospital da cidade pela ambulância do SAMU 192.
FONTE: Blog da Resenha Geral

Livramento em Festa



Nasceu na cidade de Livramento de Nossa Senhora o mais novo herdeiro do 1º SGT BM Fernando Vilas-Boas,o CABO SETE o parabeniza e deseja todas as felicidades. 

Novo Mascote

Um novo integrante passa a fazer parte do 7º GBM de Vitória da Conquista - BA. Conhecido como CABO SETE, esse novo praça vem para abrilhantar ainda mais a nossa unidade, através do nosso blog. 

Seja bem vindo CABO SETE....
 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Charge

Uma charge feita para homenagear o melhor café do quartel, segundo o próprio SGT Gomes.
...CAFÉ GOMINHO, este é o café...


Tentativa de Suicídio

Por volta das 10h desta quinta-feira (26) um jovem ameaçava pular do viaduto do bairro Guarani quando a policia militar foi chamada e imediatamente isolou a área e chamou os bombeiros do 7º GBM.
Depois de muita conversa o patrão do rapaz se aproximou e sem avisar aos bombeiros e policiais tentou agarrar o rapaz que por muito pouco não caiu. Só não ocorreu uma tragédia pela agilidade dos militares que rapidamente seguraram o jovem.

FONTE: Blitz Conquista

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bombeiros Padrões


   O “Bombeiro Padrão” é uma premiação dada aos militares da instituição que se destacaram durante cada mês, obtendo o melhor desempenho de suas atividades profissionais, em razão da sua dedicação, profissionalismo e companheirismo dentro da corporação.
  O comandante desta unidade, resolve dessa maneira tornar pública a satisfação em relacionar os membros de sua unidade que se destacaram nos respectivos anos de 2010, 2011 e nos primeiros meses do ano de 2012. 






terça-feira, 24 de julho de 2012

Incêndio em Residência



Na manhã desta terça (23) por volta das 05:25 hrs o Corpo de Bombeiros do 7º GBM foi acionado para debelar um incêndio localizado em uma residência na Av. Frei Benjamim no bairro Brasil. As guarnições da AIF e ABTS realizaram o procedimento de extinção do incêndio , logrando êxito na ocorrência por volta das 07:40 hrs. 
O trânsito foi desviado na referida região até a conclusão do procedimento executado pelas guarnições do bombeiro.


Carreta tomba e criança morre em acidente



A carreta baú carregada de frios, tombou na BA 263, trecho Vitória da Conquista x Itambé, por volta das 19h deste domingo (22). Segundo populares, a carreta seguia sentido a Itambé, e logo depois de passar do Posto da PRE – Polícia Rodoviária Estadual, a cerca de 10km de Vitória da Conquista, o motorista perdeu o controle do veículo numa curva e não conseguiu evitar o acidente. Cinco pessoas ocupavam a cabine da carreta. Quatro pessoas ficaram feridas. Uma criança de dez anos, aniversariante, morreu no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a retirada da vítima das ferragens.

O garoto era neto de Antônio Sergio Melo Ferreira, 54 anos, motorista da carreta. Os feridos foram encaminhados a hospitais de Vitória da Conquista. O corpo da criança foi levado para o Instituto Médico Legal Pedro Melo, em Conquista.
FONTE: Blitz Conquista

segunda-feira, 23 de julho de 2012

M O T O R I S T A S (recompensa)


  
       Este Comando sempre reconheceu a dupla importância dos motoristas,seja na atividade de bombeiro ou de polícia.Este profissional além de desenvolver a sua atividade técnica específica é responsável pela condução dos demais profissionais que compõem à equipe, bem como,de cuidar da manutenção de 1º escalão da viatura, de atender todas as normas estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito e o pior, muitas vezes é responsabilizado por eventuais danos materiais e até por multas de trânsito. 
         Mesmo antes do advento do C.E.T.,procuramos recompensar os motoristas/condutores e encontramos no pagamento da substituição de função a melhor forma de contemplar os referidos profissionais, o que infelizmente, ainda deixava os SGT de fora. Passados 1 ano e 10 meses da nossa chegada, uma nova situação se apresenta, de uma dezena de motoristas categoria D, passamos para mais de 2 dezenas, fruto da política de incentivo adotada pelo Cmd, e por consequência, não podemos contemplar a todos com a mencionada substituição de função.Diante do exposto,este Cmd resolve recompensar, a partir desta data, todos os motoristas do 7º GBM, que não recebem substituição de função,inclusive os SGT, ficando o ST BM Queiróz, Chefe do STM /Cmt do 4º PEL, incumbido de repassar aos envolvidos o teor da recompensa.
Vitória da Conquista,22 de julho de 2012  

 MARCO MAROCCI - TC BM
  Cmt 

sábado, 21 de julho de 2012

Campeonato Brasileiro - Série D


Na tarde deste sábado (21) a guarnição do Corpo de Bombeiros do 7º GBM se fez presente no estádio Lomanto Jr. para o jogo válido pelo Campeonato Brasileiro - Série D. Vale frisar que a corporação sempre se faz presente nos eventos esportivos (Campeonato Baiano e Brasileiro) no referido estádio, objetivando evitar sinistros e garantir a harmonia do espetáculo.



Dicas


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Três vítimas fatais em acidente na BA 262


Uma colisão frontal entre dois veículos na BA 262, por volta das 21h, desta terça-feira (17), próximo ao aterro sanitário, em Vitória da Conquista, fez três vítimas fatais.
O veículo Ford Fiesta Sedan que seguia sentido a cidade de Anagé bateu de frente com o Gol que percorria no sentido oposto. Os dois carros, com placas de Vitória da Conquista, ficaram com as frentes totalmente destruídas. Os irmãos Edmundo Oliveira Soares, de 49 anos, e Érico Oliveira Soares, ocupantes do Gol e o condutor do Fiesta, Celso dias de Souza, de 51 anos, morreram na hora.
Os corpos foram retirados das ferragens pelos Bombeiros. A pista teve que ser interditada para que o trabalho da perícia e da Polícia Civil fosse realizado.

A rodovia só foi liberada depois que os bombeiros lavaram a pista para retirar os estilhaços e o óleo que ficaram espalhados pelo local.
FONTE: Blitz Conquista

domingo, 15 de julho de 2012

Reflexão


MEU AMIGO É O LOTE 1

                                                              por Marco Marocci

 Recentemente, em uma dessas solenidades da PMBA em Vitória da Conquista, lá estava eu, em conversa informal com um grupo de colegas de farda, discutindo assuntos diversos quando em determinado momento o tema em pauta era as verdadeiras amizades na Corporação. Depois de diversos relatos e confidências a pergunta foi dirigida a mim:                     
- E aí, quem são seus verdadeiros amigos na Corporação? 
Sem titubear, respondi:
- Só tenho um.
E uma voz rouca, que não resistiu a curiosidade, perguntou:
- Quem é?
Então respondi:
- É o LOTE 1, pois,nos meus 28 anos de serviço,nunca me faltou. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Idoso tenta pular grade e fica preso


DSCF1675Um morador da Rua Washington Luiz, no bairro Iracema, passava em frente a uma casa vizinha, por volta das 23h desta quarta-feira (11), quando levou um susto ao encontrar Jessi Chaves, de 71 anos, preso entre a grade e o muro. Ele chamou outro vizinho para que o ajudasse a retirar o idoso, porém eles não conseguiram. Então chamaram a polícia que no local verificaram que sem ferramentas adequadas não conseguiriam soltar a perda do idoso. Os Bombeiros do 7º GBM chegaram ao local e em poucos minutos retiraram o idoso.
Enquanto os Bombeiros trabalhavam um policial segurava o idoso pelas pernas, para evitar que o mesmo ficasse pendurado e sofresse alguma lesão grave.

Segundo os vizinhos de Jessi, ele costuma pular os muros de sua residência para consumir bebida alcoólica, mas dessa vez ele não conseguiu pular as grade e acabou preso.

FONTE: Blitz Conquista

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dicas


Bombeiros resgatam homem que ficou preso embaixo de um trailer


Por volta das 12h desta segunda-feira (09), populares passavam em frente ao trailer localizado na rua principal da Urbis V quando ouviram um homem pedindo socorro. Ao observarem perceberam que ele estava preso embaixo do trailer.
O corpo de bombeiros do 7º GBM foi chamado e só depois de muito trabalho conseguiram soltar o senhor identificado como João Carlos.
Ele contou aos policiais que entrou embaixo do trailer porque estava com frio. Mas depois não conseguiu sair e ficou preso pelo abdômen.
João Carlos foi encaminhado ao hospital para verificar se não sofreu nenhuma lesão.

FONTE: Blitz Conquista

domingo, 8 de julho de 2012

Pelotões 7º GBM



O 1º Pelotão destacado na sede do 7º GBM de Vitória da Conquista, designado de COMBATE E PREVENÇÃO À INCÊNDIOS exerce as atividades que compreende os múltiplos e complexos trabalhos destinados a dominar um sinistro, com o objetivo de controlar o fogo em tempo oportuno e o mais  breve possível, extinguindo-o completamente com os cuidados necessários,  para que os prejuízos sejam mínimos, quer pelo incêndio, quer pelo agente extintor utilizado.  O pelotão está sob o comando da SUB TEN BM Igino.

O 2º Pelotão está destacado provisoriamente no Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista – DISEP, até que seja efetivado em outra localização. Exerce as mesmas atividades desenvolvidas pelo 1º PEL, a diferença está no seu ponto estratégico para o deslocamento para as ocorrências. O pelotão está sob o comando da SUB TEN BM Sena.

ATRIBUIÇÕES
Os Bombeiros são equipes de resgate treinados extensivamente, principalmente para apagar incêndios perigosos que ameaçam as populações civis e suas propriedades.
A crescente complexidade da vida moderna industrializada, com um aumento na escala de riscos criou um aumento dos conhecimentos necessários em tecnologia de combate a incêndios e um alargamento das atribuições do bombeiro. Algumas vezes fornecem serviços de emergência médica. O serviço de combate a incêndios e serviços de resgate, também conhecido em alguns países como brigada de incêndio ou corpo de bombeiros, são alguns dos serviços de emergência. Os bombeiros tornaram-se onipresentes em todo o mundo, das áreas florestais para as áreas urbanas.
As guarnições de do 1º e do 2º PEL apesar de terem sido inicialmente constituídas com a função de combate a incêndios residenciais, veiculares, industriais e outros, tem suas funções alargadas para quase todas as áreas da proteção civil. 

VIATURAS
Os Pelotão de combate a incêndio atuam com duas (02) viaturas. Uma viatura denominada de AUTO BOMBA TANQUE E SALVAMENTO - ABTS e uma AUTO INCENDIO FLORESTAL - AIF. Ambos os veículos estão equipados com tanque de água, bem como uma diversidade de matérias, para as mais complexas ocorrências.

EFETIVO
O pelotão de combate à incêndio do 7º GBM de Vitória da Conquista é formado por vinte e um (21) bombeiros militares no 1º PEL e dezoito (18) bombeiros militares no 2º PEL.
UNIFORME
O uniforme utilizado pelo 1º e 2º pelotão é o 8ºC definido pelo regulamento da Polícia Militar da Bahia, que é composto por boina vermelha, blusa de manga comprida e calça cáqui escuro

Pelotões do 7º GBM


O 3º Pelotão está destinado a proteger e salvaguardar vidas e bens. O Núcleo de Operações Aquáticas – NOA faz parte desse grupamento. O pelotão está sob o comando do SUB TEN BM Cloudys.

ATRIBUIÇÕES
As atividades do 3º PEL são destinadas a resgatar e salvar vidas, resgatar corpos e proteger bens. Dessa forma, são inúmeras as atividades desenvolvidas pelo 3º PEL a titulo de salvamento, e proporcionalmente, surgem as técnicas empenhadas nesta nobre missão que aliadas aos equipamentos garantem o êxito do bombeiro.
Este pelotão possui equipamentos desenvolvidos especificamente para uma ampla gama de operações, atrelada às mais diversas situações de vida e locais como matas e florestas, grutas, cavernas, poços, abismos, montanhas, edifícios, locais confinados, atmosfera saturada, ambientes aquáticos, acidentes automobilísticos, desabamentos e desmoronamentos, tentativas de suicídio; entre outros mais, onde os obstáculos e limitações se façam necessárias às habilitações de busca e salvamento dos homens do Corpo de Bombeiros.

VIATURAS
Os Carros de busca e salvamento são: uma (01) viatura Toyota – Bandeirantes e uma (01) S-10, denominadas de AUTO BUSCA E SALVAMENTO, ABS-01 e ABS-02 respectivamente, que estão equipadas com matérias para atuarem nas mais diversas ocorrências. , bem como um (01) caminhão Muck denominado de AUTO GUINHO - AG 01.

EFETIVO
O pelotão de busca e salvamento do 7º GBM de Vitória da Conquista é formado por dezenove (19) bombeiros militares, incluindo os mergulhadores pertencentes ao Núcleo de Operações Aquáticas – NOA. Estes Profissionais possuem os mais diversos tipos de treinamento, que vão desde ações aquáticas, altura, terrestre e outros.
UNIFORME
O uniforme utilizado pelo 3º pelotão é o 11ºC definido pelo regulamento da Polícia Militar da Bahia, que é composto por boina vermelha, blusa de manga comprida e calça na cor laranja, além do uniforme utilizado nas operações aquáticas.

Pelotões do 7º GBM




O 4º Pelotão tem sua atuação focada para as atividades de contraincêndio no aeródromo. O local recebe a denominação de Seção Contra Incêndio – SCI e esta sob o comando do SUB TEN BM Queiroz.

ATRIBUIÇÕES
As atividades do SCI serão desenvolvidas operacionalmente em proveito da segurança contraincêndio nas operações aéreas, envolvendo a prevenção contra o fogo, o combate a incêndios, o salvamento de vidas, a manutenção de equipamentos e do nível de competência dos recursos humanos nos aeródromos.
O SCI deve estar preparado para atuar em uma área de até 8km, em torno do  centro geométrico do aeródromo.
O Bombeiro de Aeródromo atuarão:
a. Auxiliando no combate a incêndio em instalações aeroportuárias, ou em outras instalações  nas cercanias do aeroporto, onde o fogo ameace aquelas instalações ou possa interferir  nas atividades do voo;
b. Fiscalizando as instalações do aeroporto no tocante à prevenção contraincêndio;
c. Realizando a inspeção e manutenção preventiva dos equipamentos de contraincêndio das  instalações;
d. Ministrando os primeiros socorros de urgência aos acidentados.

VIATURAS
Os Carros Contraincêndio de aeródromos (CCI) são viaturas preparadas para executarem o controle e a extinção de incêndio em situações de acidentes aeronáuticos onde o incêndio se manifesta de maneira localizada ou generalizada na área externa da aeronave.
São veículos especialmente projetados para dar suporte às atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves.
Hoje, o aeroporto de Vitória da Conquista opera com duas (2) viaturas.
Uma viatura denominada como AGENTE COMBINADA – AC3 que possui um tanque para armazenar 1500 litros de água, 192 litros de líquido gerador de espuma – LGE e 100 Kg de pó químico.
A outra viatura denominada de AUTO BOMBA TANQUE AERODROMO – ABTA, possui um tanque para armazenamento de 6000 litros de água, 720 litros de líquido gerador de espuma – LGE e 250 Kg de pó químico.

EFETIVO
A Seção Contra Incêndio do aeroporto de Vitória da Conquista é formada por vinte e dois (22) bombeiros militares. Profissionais estes que possuem capacitação para atuar em caso de sinistro na área do aeródromo.
UNIFORME
O uniforme utilizado pelo 4º pelotão é o 8ºC definido pelo regulamento da Polícia Militar da Bahia, que é composto por boina vermelha, blusa de manga comprida e calça cáqui escuro.

Acidente Anel Viário


O Corpo de Bombeiros do 7º GBM foi acionado na noite desse sábado (07) por volta das 21:30 hs para proceder a retirada de vítimas presas nas ferragens, no anel viário KM 11, local conhecido como baixada da lagoa das bateias. 
Um veículo seguia em direção ao bairro Miro Cairo quando um animal atravessou e veio a colidir com o mesmo. O veículo capotou e ficou do lado oposto da via onde, um outro veículo que seguia em sentido à estrada dos campinhos, colidiu frontalmente com esse veiculo que estava capotado. Por causa da colisão uma vitima veio a óbito no local, as demais foram encaminhadas pelo SAMU 192 aos hospitais da Região. O IML foi acionado para realizar o levantamento cadavérico da vítima. Participaram da operação além do Corpo de Bombeiros, o SAMU 192, PRF, DPT e Via Bahia. 



sábado, 7 de julho de 2012

Dicas


Acidente Serra do Marçal

O Corpo de Bombeiros do 7º GBM de Vitória da Conquista foi acionado na manhã dessa sexta-feira (06) para uma ocorrência na BA-263, no KM 63 no trecho da serra do marçal, onde um caminhão carregado de cimento tombou e atingiu 2 veículos, ocasionando o ferimento do condutor do carro modelo Captiva e o condutor da Strada que ficou preso nas ferragens. Ainda participaram da operação o SAMU 192 e a PRE.



terça-feira, 3 de julho de 2012

Aniversariantes de Julho


Aniversariantes de JULHO

Parabéns para:
SGT BM Albiney - 02;
SD BM Ivone - 07;
SD BM Arione - 12;
SD BM Renata - 14;
SD BM Lincoln - 28;
SD BM Ramos - 30.

Resumo Mensal




O 7º GBM agora disponibiliza um resumo mensal das suas principais ocorrências.
Durante todo o mês de Junho o 7º GBM atuou nas seguintes ocorrências:

- Acidente Veicular
- Captura de Abelhas;
- Captura de Animais;
- Salvamento de Animais;
- Incêndio em matagal,vegetação, veículos, pastagem, pneus, lixo;
- Resgate de vítima presa em ferragens;
- Incêndio em residencia e estabelecimento comercial;
- Incêndio em GLP;
- Procedimentos para retirada de objetos;
- Princípio de incêndio;
- Rescaldo;
- Prevenção de incêndio;
- Remoção de enxame de marimbondos.


7º Grupamento de Bombeiro Militar de Vitória da Conquista 
Vidas Alheias, Riquezas a Salvar

ROMARIA DE BOM JESUS DA LAPA / 2012 (designação de efetivo)


Apesar do município de Bom Jesus da Lapa não pertencer à área de responsabilidade territorial do 7º GBM, nossa OBM foi designada pelo Comando de Operações de Bombeiros Militares da Polícia Militar da Bahia para assumir as atividades específicas de bombeiros militares, notadamente, operações aquáticas, na Operação denominada ROMARIA DA LAPA / 2012, que acontecerá em dois períodos distintos. A designação da nossa OBM se deu em razão dos diversos anos em que o 7º GBM foi empregado no município de Bom Jesus da Lapa e pelo recente emprego do NOA - Núcleo de Operações Aquáticas na barragem do Zabumbão, onde atuamos de forma imediata e eficiente, mesmo não estando o município de Paramirim dentro da nossa área de atuação. Diante do exposto, o Comando da OBM, designa os BM adiante relacionados, para em cumprimento à escala elaborada pela CPO do 7º GBM atuarem nas duas etapas da romaria em questão:


CMT
CAP BM Bahia
CPO
SUB-CMT
ST BM Igino       
SGBM

ST BM Cloudys
3º PEL

ST BM Queiroz
4º PEL

SGT BM Passos
4º PEL
AUXILIARES
CB BM Agnaldo Silva
1º PEL

SD BM Gildarte
1º PEL

SD BM Angelo
2ºPEL

SD BM Ramos
2º PEL

SD BM Henrique
3° PEL / NOA
VIATURAS
AIF


ABS 01 / S-10



OBS: 
                   - A CAAF da OBM deve adotar as providências necessárias para que seja pago transporte aos BM que não puderem deslocar nas viaturas;                                   
                   - Durante o período que a AIF for empregada o 2º PEL deverá utilizar a AC-3 no serviço ordinário, devendo o STM deixá-la em condições de emprego.


MARCO MAROCCI - TC BM
Cmt OBM