quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reflexão

A marca do Bombeiro
Ayrson Alves dos Santos Júnior

Uma marca, um sinal, um símbolo, um indicativo especial. A marca do Bombeiro.  Cada instrutor que chegava revelava detalhes dessa marca, e ficávamos ali observando e percebendo o quanto isso era importante. As informações em torno daquela marca eram muitas: gráficos, medidas, cálculos...  Muitos cálculos. Alguns se apressavam em decorar, outros apenas tentavam entender a essência daquela misteriosa marca.  O mundo gira em torno de marcas,  estudadas, planejadas, calculadas pelos especialistas em marketing.  Uma marca bem trabalhada é capaz de gerar nas pessoas diversas reações: alegria, poder, prazer, segurança.
Conhecemos a estória da famosa marca do Zorro. As pessoas oprimidas que viam aquele rabisco em forma de Z sabiam que não estavam sós, havia alguém disposto a protegê-las das mazelas e da opressão em que viviam. Mas isso, nós sabemos, é lenda. Durante o curso também vivemos outras marcas, momentos marcantes dos colegas que argumentavam, dos questionadores, dos tumultuadores que descontraiam e quebravam a tensão das aulas, dos que ficavam quietos e passariam despercebidos não fossem as notas altas nas provas. Daqueles que se tornaram mais próximos e sempre prontos a dar aquela força necessária a transpor os obstáculos que nos apareciam. As marcas dos instrutores pelo jeito peculiar de cada um, nos levando a aprender, entender e conhecer uma das mais importantes marcas. Mas afinal que historia é essa de marca? Que absurdo é esse de se levar quatro meses estudando, em temo integral, para se aprender sobre uma tal marca? Esta não é uma marca qualquer, trata-se da Marca do Bombeiro.
Bem, na verdade essa história começou há muito tempo atrás. Possivelmente muitos aqui a conhecem e está registrada nos capítulos 11 e 12 do livro de êxodo, na época em que o povo de Israel era escravo no Egito, onde Deus revela a Moisés uma praga  que viria sobre aquela terra e traria muita morte no meio daquele povo.
Assim como aquela praga que sobreveio àquele povo, temos vivido situações onde os infortúnios têm ceifado muitas vidas, principalmente em casos de incêndios onde a história nos tem mostrado fatos terríveis como as conhecidas tragédias dos edifícios Andraus e Joelma, das quais, quem teve a oportunidade de ver as imagens, jamais se esquecerá das muitas mortes pela ação do fogo, grande destruidor. Voltando ao livro de êxodo, naquele mesmo texto das escrituras em que Moisés é avisado da morte que sobreviria àquele povo, Deus também o orienta sobre alguns procedimentos que deveriam ser adotados para que aquele mau não alcançasse os israelitas.
Basicamente o procedimento consistia em pegar o sangue de um cordeiro e passar em volta das portas das casas (nas vergas e umbrais) e este sinal vermelho, o sangue do cordeiro, evitaria que o destruidor entrasse naquelas casas e ali todos estariam a salvo. Um procedimento relativamente simples e de um resultado muito valioso, mas, para isto, a obediência seria fundamental. Se Moisés ficasse a questionar a funcionalidade daquela orientação ou se desse ouvido a possíveis queixas do povo provavelmente isto teria custado a vida de muitos.
Durante o curso manuseamos vários escritos, NBRs, NTs e outros tantos papiros em busca de descobrir alguns procedimentos para também evitar a destruição nas nossas edificações, descobrimos uma maneira que não consiste em utilizar sangue, mas, de forma semelhante, uma marca vermelha. Não a colocamos apenas nas entradas, mas por toda a edificação procuramos instalar a nossa marca, sejam extintores, hidrantes, porta corta-fogo, chuveiros automáticos, alarmes... São sinais, são marcas vermelhas, não mais de cordeiro, mas de Bombeiro. Hoje somos os responsáveis pela marca que salvará vidas. Somos os Moisés do nosso tempo, não apenas o capitão Moisés Dias, mas também o capitão Moisés Jectan, os sargentos Moisés Luciano, Marcos, Paulo, o tenente Moisés Filho. A partir de agora todos ostentamos este título e, assim como Moisés, não podemos nos deter em questionamentos sobre a funcionalidade dos procedimentos das orientações recebidas, tampouco, por queixa de proprietários, engenheiros e outras pessoas interessadas, seja na consulta prévia, na análise de projeto  ou em vistorias, deixarmos de cumprir as orientações da maneira devida. É preciso obedecer às normas e instalar a nossa marca.
Essa é a nossa missão e foi isto que fizemos o tempo todo que aqui estivemos em curso. Aprendemos muito sobre essa marca, sua importância, seu poder de salvar vidas e, sobretudo, aprendemos que o mundo pode ser bem mais seguro, se confiarmos nesta marca, a Marca do Bombeiro.

7º GBM na mídia

Reportagem realizada pela TV Sudoeste sobre incêndio em residência, incêndio na região de Cordeiros e Macaúbas.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Incêndio atinge parte da Serra Geral, na divisa da Bahia com Minas Gerais


Reportagem do site G1 Bahia dessa terça-feira (30)

Focos foram iniciados na sexta-feira (26); Bombeiros auxiliam no combate.'Há suspeitas de ato de vandalismo', diz o prefeito da cidade.
Incêndio atinge o município de Cordeiros, na divisa com Minas Gerais (Foto: Vanderlei Santos/Cordeiros em Foco)
Incêndio atinge o município de Cordeiros, na divisa com Minas Gerais
(Foto: Vanderlei Santos/Cordeiros em Foco)
Um incêndio atinge uma parte da Serra Geral, na região do município baiano de Cordeiros, distante a 662 km da capital já na divisa com Minas Gerais. Segundo as informações da prefeitura do município, as chamas, que atingem uma área com cerca de 15 quilômetros, começaram na sexta-feira (26) e, segundo o prefeito, há suspeitas de vandalismo.
Incêndio em Cordieiros (Foto: Vanderlei Santos/Cordeiros em Foco)
Município de Cordeiros tem plantações de eucaliptos, que também foram queimados
(Foto: Vanderlei Santos/Cordeiros em Foco)
"As investigações suspeitam de que alguém tenha passado na rodovia e começado o problema", diz Edvar Ribeiro, prefeito de Cordeiros. De acordo com o Coronel Marocci, do 7º Grupamento de Bombeiros, de Vitória da Conquista, que atende a região, duas equipes do órgão, com 15 homens no total, trabalham na operação de contenção das chamas. "A atenção é para evitarmos que isso se alastre. Por enquanto está em uma área que não representa risco às pessoas", pontua.

Aves incêndio (Foto: Vanderlei Santos/Cordeiros em Foco)
Aves estão se deslocando das áreas queimadas na Serra Geral
(Foto: Vanderlei Santos/Cordeiros em Foco)
Segundo o prefeito Edvar, a ajuda de outros órgãos também foi solicitada.  "Nos reunimos com a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) e com o Ministério de Integração Nacional para providenciarmos o auxílio de novos homens e de uma aeronave de combate a incêndio", diz. De acordo com a prefeitura, o município de Cordeiros enfrenta uma seca que já dura oito meses.

FONTE: G1 Bahia

Encerramento do Projeto Outubro Rosa


O Corpo de Bombeiros do 7º GBM de Vitória da Conquista promoverá nesta quarta-feira (31), o encerramento oficial da campanha Outubro Rosa 2012, contando com o apoio de vários órgãos da sociedade conquistense. O evento ocorrerá na praça 09 de Novembro, das 09 hrs às 17hrs. O Outubro Rosa, que acontece anualmente em vários países, tem por objetivo chamar a atenção à importância da luta contra o câncer de mama. 
Durante todo o dia teremos a seguinte programação: Palestras efetuadas por médicos oncologistas, reportando sobre a prevenção do câncer de mama; aferição de pressão arterial e glicemia capilar; exames detalhados das mamas realizados por profissionais de saúde; apresentação do coral Baticim do projeto Conquista Criança; maquiagem e pintura decorativa das unhas e massoterapia. Serão sorteados produtos de beleza AVON e vinte exames de mamografias para mulheres que não dispõem de plano de saúde. Doação do broche laço rosa que simboliza a campanha, distribuição de panfletos informativos e de rosas. Finalizaremos a campanha com atividades esportivas (alongamento, dança e jump),  e  uma caminhada saindo da Praça Nove de Novembro até a praça Vitor Brito. É interessante a utilização de roupas e sapatos confortáveis para a prática esportiva, lembrando que  combater a obesidade é uma forma de se prevenir contra várias patologias, juntamente com hábitos alimentares saudáveis,  evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas .
Contamos com sua participação para difundirmos ainda mais a importância dessa prevenção.



7º GBM na mídia

Reportagem realizada pela TV Sudoeste destacando o incêndio ocorrido nas proximidades de uma área do INCRA e também a participação do Corpo de Bombeiros do 7º GBM na campanha outubro rosa contra a prevenção do Câncer de mama.


Incêndio de grande proporção atinge a Serra Geral, localizada no município de Cordeiros


Temperaturas acima da casa dos 30 graus, juntamente com a baixa umidade do ar, tem contribuído para que o fogo se alastre sem dificuldades. 
Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra Geral, no município de Cordeiros, desde sábado (27). Equipes do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista já está na localidade combatendo o fogo desde o dia em que começou o incêndio, mas até o momento não foi possível controlar as labaredas devido o local ser de difícil acesso, provocando até mesmo riscos para a integridade física dos soldados. Ainda não é possível precisar a extensão da área atingida pelo fogo, mas a combinação entre altas temperaturas e a baixa umidade do ar tem contribuído para que o fogo destrua a vegetação com mais facilidade.De acordo com o site Clima Tempo nesta semana a temperatura máxima no município fica sempre acima da casa dos 30 graus e umidade relativa do ar fica abaixo de 30%, o que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerado nível de atenção. A esperança é que as chuvas previstas para o final de semana ajudem a aliviar a situação. Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio.


Fonte: Resenha Geral
Fotos:  Site Cordeiros em Foco

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Incêndio Cordeiros

Desde o último sábado (27) uma equipe do Corpo de Bombeiros do 7º GBM se encontra na região de Piripá. Hoje recebemos algumas fotos dos focos de incêndio que agora atingem a região de Cordeiros. A equipe do 7º GBM continua na região no combate e no monitoramento desse incidente.



Homem ferido em acidente na BR-116


Um acidente entre dois veículos deixou um homem gravemente ferido na tarde desta segunda-feira (29). A colisão aconteceu na BR-116, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Vitória da Conquista. Um caminhão com placas de Vitória da Conquista, que levava mudas de mandioca, bateu nos fundos da carreta com placa de Joinville/SC. O Corpo de Bombeiros retirou o motorista conquistense das ferragens que em seguida recebeu os primeiros socorros por uma equipe da ViaBahia. A PRF controla o tráfego na rodovia que ficou parcialmente interditada com um congestionamento em torno de dois quilômetros nos dois sentidos. A identidade das vitimas e o estado de saúde do ferido não foi divulgado.




FONTE: Blog do Anderson

Afogamento Barra do Choça

Na tarde deste domingo (28) o Corpo de Bombeiros do 7º GBM foi acionado para proceder a busca de vítima de afogamento na barragem Água Fria I, município de Barra do Choça. O Núcleo de Operações Aquáticas - NOA, do 7º GBM foi acionado e deslocou-se até o local do ocorrido, onde após alguns mergulhos, a operação teve que ser suspensa em decorrência do anoitecer. Na manhã desta segunda (29) o NOA procedeu com novos mergulhos e após alguns minutos, a equipe obteve êxito na localização do corpo do Sr. José de Jesus, 35 anos.  Estiveram também no local, agentes da policia civil e militares da 79ª CIPM.



 

domingo, 28 de outubro de 2012

Busca de Afogado

Na tarde desse domingo (28) o Núcleo de Operações Aquáticas - NOA, do 7º GBM foi acionado para realizar a busca de um afogado na Barragem Água Fria, no município de Barra do Choça. Em decorrência do anoitecer, as buscas foram suspensas e serão retomadas pela manhã desta segunda (29).

Incêndio na região de Piripá

O corpo de bombeiros do 7º GBM foi acionado para debelar um incêndio que atinge a região de Piripá. Uma primeira guarnição foi enviada na noite dessa sábado (27) e uma outra na manhã deste domingo (28) até a referida cidade. Em breve mais notícias do combate a esse incêndio.



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Baixa Umidade do ar e altas temperaturas têm provocado incêndios em Vitória da Conquista


Nos últimos dias, foram registrados quatro incêndios em vários pontos da cidade.
Foram quatro incêndios em vários pontos da cidade em menos de 15 dias. O motivo seria o período de sol intenso e a baixa umidade do ar, que está abaixo de 50% segundo a meteorologia, intensificando a possibilidade de queimadas espontâneas.

Mas nem todas as queimadas que ocorreram na cidade foram acarretados por fenômenos da natureza. Em algumas ações do Corpo de Bombeiros, foi possível detectar que a causa do incêndio teria a ver com a ação humana, o que caracteriza crime ambiental. Foi o caso dos dois incêndios ocorridos na Serra do Periperi no último final de semana. A vegetação ainda verde dava sinais de que o fogo não teria iniciado espontaneamente.
Outros dois incêndios ocorridos nesta semana foram em locais próximos à Fazenda Santa Marta, a 3 km do perímetro urbano. A última ocorreu na tarde de ontem (25), em um espaço pertencente ao INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Os incêndios foram contidos após trabalho intenso da equipe do Corpo de Bombeiros da cidade.
Para evitar queimadas, é preciso que a população colabore. Ações simples, como lançar restos de cigarro em uma mata por exemplo, pode provocar incêndios.
FONTE: Resenha Geral

Acidente no Anel Rodoviário faz mais uma vítima fatal


DSCF4228

Na madrugada desta sexta-feira (26), um acidente envolvendo uma carreta e dois bi trens culminou com a morte do motorista Antônio Craudinei, de 51 anos. Craudinei seguia em comboio, entre outros dois bi trens carregados de baterias automotivas, quando por volta das 3h, na alça do Anel Rodoviário próximo a Urbis VI, o veículo da frente freou numa lombada e, pela proximidade, Craudinei não conseguiu parar e para evitar a batida, jogou o bi trem na pista oposta.

No entanto, uma carreta carregada com dois caminhões que seguia no sentido contrário tentou desviar, mas não conseguiu evitar o acidente.

O bi trem colidiu violentamente contra a lateral da carreta. Craudinei morreu na hora. A cabine foi arrancada e totalmente destruída.

A carreta atingida teve a carroceria projetada contra o outro bi trem que foi atingido na lateral.

A pista ficou totalmente interditada e só foi liberada por volta das 6h30, após a retirada dos veículos.
FONTE: Blitz Conquista

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Principio de incêndio provocado por botijão de gás assusta família no Nova Cidade


Um princípio de incêndio provocado por um botijão deu um grande susto numa família no bairro Nova Cidade, na tarde desta quarta-feira (24). O Corpo de Bombeiros do 7º GBM foi acionado e rapidamente controlaram as chamas que atingiram apenas a cozinha da residência. Para evitar acidentes e incêndios provocados por botijão de gás devem ser observados o prazo de validade das mangueiras e o manuseio correto do botijão.
Fonte: Blitz Conquista

Corpo de Bombeiros na luta contra o câncer de mama


O corpo de bombeiros assim como a campanha do Outubro Rosa, movimento que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama, possuem objetivos idênticos: A preservação da vida.  E por se tratar de um movimento voltado mais para um público feminino, as mulheres que compõem o 7º GBM, durante esse mês de outubro vestem a camisa rosa, gerando uma leitura visual da luta contra o Câncer mamário.



Os homens também não podem ficar de fora dessa campanha, pois o câncer da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.


Durante a manhã dessa quarta-feira, 24, em Vitória da Conquista, o Corpo de Bombeiros realizou varias ações voltadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Quatorze mulheres do 7º GBM, espalharam o tom rosa na praça Nove de Novembro, distribuindo panfletos informativos e doação de laços que remetem a cor rosa, símbolo mundial da luta contra o Câncer de mama. As pessoas que passaram pela praça, também puderam aferir pressão arterial e glicemia capilar, além das orientações a respeito da prevenção e combate ao câncer de mama.



A ação dos bombeiros contou com o apoio da UESB, nove alunos de um curso técnico de enfermagem e Drogaria Bahia. Unindo forças para que a chama da vida não se apague.



Fonte: 7º GBM

Fogo atinge área do tamanho de 10 campos de futebol, dizem bombeiros


Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de vegetação com tamanho equivalente a 10 campos de futebol no assentamento de Santa Marta, localizado na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, na tarde desta quarta-feira (24). 
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, que foi até o local nesta tarde, o forte calor que atinge a região piora a situação. O local é de difícil acesso. "Uma vegetação alta que chega a dois metros de altura e dificulta o acesso aos focos de incêndio. O ideal seria ajuda de um helicóptero", diz o bombeiro Willian Andrade. 
O Corpo de Bombeiros informou ainda que novas unidades de combate às chamas foram acionadas para tentar conter o fogo, já que apenas um veículo foi deslocado nesta quarta-feira. Há três anos, acontece esse incêndio nessa áerea", afirma Joésia da Silva, moradora do assentamento há 20 anos. Ela diz que no ano passado, o fogo atingiu a plantação em sua propriedade rural.
 Ainda de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não há suspeitas sobre o que pode ter ocasionado o primeiro foco de incêndio, que começou por volta das 13h. Ninguém ficou ferido.
FONTE: G1 Bahia

Acidente com morte na BR-116, próximo do Centro Industrial dos Imborés

Na manhã desta quarta (24) o Corpo de Bombeiros do 7º GBM foi acionado para atuar em um acidente veicular na BR-116, próximo ao Distrito Industrial dos Imborés, em Vitória da Conquista. A condutora do Uno Mille de cor branca, Zenilde Carvalho de 45 anos, ficou presa nas ferragens após colidir frontalmente com um caminhão modelo Scania que vinha em sentido contrário. A condutora não resistiu ao impacto e morreu no local. Participaram da ocorrência a Via Bahia, PRF e o 7º GBM.






terça-feira, 23 de outubro de 2012

Acidento com vítima fatal na rodovia Conquista / Itapetinga


Por volta das 19:30h desta segunda-feira (22), o 7º GBM de Vitória da Conquista foi acionado para a remoção de preso em ferragem num acidente envolvendo um Caminhão e uma Pick-up Fiat Strada, na Rodovia Conquista - Itapetinga. O Fiat Strada Fire trafegava sentido Itapetinga-Itambé quando colidiu frontalmente  com o caminhão Ford Cargo 111. Com o impacto, os veículos saíram da pista e capotaram. O condutor do caminhão Ford Cargo foi socorrido e encaminhado a um hospital da cidade de Vitória da Conquista e o do fiat strada veio a óbito.


Fotos: Itapetinganamidia.com