quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeitura discute segurança de locais com grande aglomeração de pessoas

Na tarde desta terça-feira, 29, representantes da Administração Municipal se reuniram  no Salão Nobre do Gabinete Civil para discutir a segurança de casas noturnas e estabelecimentos onde há grandes aglomerações de pessoas em Vitória da Conquista. Além da presença de membros da Procuradoria Geral do Município e das secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Governo, Cultura e Infraestrutura Urbana, o encontro contou com a participação do líder do Governo na Câmara de Vereadores, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
A reunião teve o objetivo de avaliar as ações preventivas que já são realizadas pelos órgãos responsáveis pela liberação e fiscalização de eventos  e espaços e de observar se é necessário adotar  procedimentos adicionais  para aumentar a segurança dos locais  em que há circulação  de pessoas.
“Somos uma cidade onde já há um trabalho integrado feito por várias instituições visando garantir a segurança em eventos e demais  locais, mas claro que uma tragédia  como a que aconteceu na cidade de Santa Maria nos leva a ficar cada vez mais atentos as nossas condições de segurança”, comentou o prefeito em exercício, Joás Meira.
Na ocasião, o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, ressaltou que o cuidado com a integridade física e a segurança das pessoas deve ser prioridade na elaboração de qualquer evento. “A contratação da banda e outros gastos são secundários, primeiro é preciso considerar a segurança das pessoas”, disse.
O vereador Florisvaldo Bittencourt, líder do governo na Câmara, apresentou a sugestão de que o Código Municipal de Posturas, que já existe há vinte anos, seja discutido novamente para que, se necessário, sejam feitas alterações e adequações às novas demandas da cidade.
O representante do Corpo de Bombeiros, Major Ayrson Alves, sensibilizado pela tragédia em Santa Maria (RS), falou sobre a responsabilidade dos órgãos públicos de fazer cumprir as normas de segurança para evitar tragédias. “Eu prefiro sofrer as consequências da prevenção, do que as consequências da omissão”, declarou o bombeiro, reafirmando que a vontade de fazer cumprir as normas implica em muito trabalho, mas dá bons resultados. O Major destacou que devido ao trabalho que vem sendo realizado em Vitória da Conquista, a cidade conta com uma rede bem estruturada de hidrantes e há uma inspeção rígidas nos prédios que vem sendo construídos.
A secretária municipal de Saúde, Marcia Viviane, falou do trabalho da Vigilância Sanitária para analisar pedidos de alvará e para fiscalizar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais no Município. “Nós só emitimos alvará se o local estiver de acordo com as normas da legislação”, afirmou. A secretária destacou a importância da reunião no sentido de estabelecer o diálogo entre diversos órgãos que trabalham pela segurança da população em diversos aspectos.
O secretário municipal de Cultura, Gildelson Felício, disse que a aplicação de normas vem garantindo a segurança de equipamentos públicos, como o Estádio Lomanto Júnior. Evidenciou a contribuição que o Corpo de Bombeiro tem dado para que sejam realizadas melhorias nesses espaços.
O secretário de Serviços Públicos, Élvio  Dourado, e o  gerente de posturas, Jordan Luiz Ferraz  explicaram  que a emissão dos alvarás por parte da Secretaria de Serviços Públicos não se dá isoladamente, mas de maneira conjunta e interdependente da avaliação de outros órgãos de segurança, a exemplo do Corpo de Bombeiros.
O coordenador da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, também participou do encontro e destacou a disposição da   Defesa Civil para trabalhar na “força tarefa”, com a avaliação cuidadosa destes locais.
FONTE: ASCOM/PMVC

Cursos SENASP EAD 2013

Informamos aos colegas bombeiros e policiais militares, policiais civis, federais e rodoviários federais, peritos oficiais, guardas municipais e agentes penitenciários, que as inscrições para o 27º ciclo de cursos da rede EAD/Senasp estão disponíveis até o meio-dia do dia 31/01 ou até completar 200 mil inscrições. São 60 opções de cursos em todas as áreas da Segurança Pública. Acesse o link, confira as opções disponíveis e garanta já sua inscrição. LINK: https://ead.senasp.gov.br/

Corpo de garota jogada em cisterna é removido pelos Bombeiros em Vitória da Conquista

REDE BAHIA | G1
Operação foi concluída por volta das 22h desta terça-feira (29). Caso ocorreu no domingo (27), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.
Após dois dias de operação, os Bombeiros conseguiram retirar o corpo da adolescente de 14 anos que teria sido jogado pelo namorado em uma cisterna da zona rural de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia.
A operação de remoção do corpo foi concluída por volta das 22h desta terça-feira (29), pela equipe do 7º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) do município.
O procedimento foi iniciado na segunda-feira (28), mas na ocasião os bombeiros não conseguiram ter acesso ao corpo. Segundo informações do 7º GBM, a cisterna tem 18 metros de profundidade e estava com o nível de água alto, além de ter pedras no fundo. O corpo só foi removido depois que a água foi retirada do local, processo que avançou pela noite desta terça.
A polícia informou que o suspeito de matar e jogar a adolescente na cisterna, o jovem de 20 anos que namorava com ela, afirmou aos policiais que jogou a garota no local. O crime ocorreu no domingo (27). O suspeito foi preso em flagrante no mesmo dia. Segundo a polícia, ele confessou o crime.
Na segunda-feira (28), após prestar depoimento, o namorado da adolescente morta foi encaminhado ao Presídio Nilton Golçalves, onde permanecerá à disposição da Justiça. De acordo com o delegado Neuberto Souza Costa, titular da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conqusita, o suspeito vai responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
O caso
De acordo com o delegado Souza Costa, o suspeito disse ter agredido a garota após uma briga. “Ele relatou que ela perdeu os sentidos e ele jogou o corpo dela na cisterna”, afirmou o delegado. Segundo Neuberto Souza, só o laudo pericial apontará as causas da morte da vítima.
cats
FOTOS: Blitz Conquista

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

7º GBM na mídia


Reportagem do Bahia Meio Dia desta terça (28) sobre a operação de resgate do corpo da adolescente morta jogada em uma cisterna, no bairro do Miro Cairo.


7º GBM na mídia

Reportagem do BATV da noite desta segunda (28) sobre a operação de resgate de um corpo de uma adolescente de 14 anos, morta e jogada dentro de uma cisterna, no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista. E também do acidente veicular na BA-263, trecho que liga Vitória da Conquista ao município de Itambé.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Policiais de Itapetinga sofrem acidente na estrada Conquista-Itambé. Viatura ficou destruída


foto 1
No fim da manhã desta segunda (28) dois policiais militares da cidade de Itapetinga sofreram um acidente na BA-263, trecho que liga Vitória da Conquista ao município de Itambé. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, um dos policiais perdeu o controle da viatura em uma curva e acabou colidindo na árvore, nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, região do Capinal, zona rural de Conquista.
DSC_0819
O veículo ficou totalmente destruído. Os dois policiais tiveram ferimentos e foram encaminhados para o Hospital Samur. Equipe do Corpo de Bombeiros e SAMU 192 estiveram no local.
FONTE: Blog da Resenha Geral

7º GBM na mídia


Reportagem da TV Sudoeste desta segunda (28) sobre a operação de resgate de um corpo de uma adolescente de 14 anos, morta e jogada dentro de uma cisterna, no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista. E também, uma explanação do Setor de Atividades Técnicas - SAT do 7º GBM sobre a importância da prevenção para a realização de qualquer tipo de evento, em referência ao fato ocorrido no Rio Grande do Sul, onde várias pessoas morreram após um incêndio em uma boate.

Em Conquista, namorado confessa ter assassinado e jogado corpo de garota em cisterna


Agentes do Corpo de Bombeiros realizam uma operação de resgate de um corpo de uma adolescente de 14 anos, morta e jogada dentro de uma cisterna, no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista. De acordo com o delegado Neuberto de Souza Costa, delegado titular da Delegacia de Homicídios da cidade, o suspeito do crime é o namorado da vítima, que foi preso em flagrante na noite de domingo (27). Segundo o delegado, o rapaz tem 20 anos e disse ter agredido a garota após uma briga.
Ele relatou que ela perdeu os sentidos e ele jogou o corpo dela na cisterna. Ele confessou o crime”, informou o delegado.  De acordo com o tenente Edison Guimarães, do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, o corpo da jovem está por debaixo de pedras e encoberto por água de esgoto, motivo este que um caminhão realiza a sucção dos dejetos para que se possa realizar a ação. Dezenas de populares acompanham os trabalhos.
FONTE: Blog do Anderson

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Listas provisórias de antiguidade dos Soldados 1ª cl PM/BM


Publicado em Quinta, 24 Janeiro 2013 16:52 
ACESSO À GRADUAÇÃO DE CABO
LISTAS PROVISÓRIAS DE ANTIGUIDADE DOS SOLDADOS 1ª CL PM/BM
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL DA PMBA, no uso de suas atribuições e considerando diretriz do Comandante-Geral da Corporação,

RESOLVE

1. PUBLICAR as listas provisórias de antiguidade dos Soldados 1ª Cl do QPPM, contendo os nomes dos 450 (quatrocentos e cinquenta) mais antigos na graduação, e dos Soldados 1ª Cl do QPBM, contendo os nomes dos 70 (setenta) mais antigos na graduação, na forma do Anexo Único a esta Nota;

2. CIENTIFICAR que, a partir da divulgação das presentes listas, passa a correr o prazo improrrogável de 10 (dez) dias para a interposição de recursos pelos interessados, os quais deverão ser apresentados por escrito, dirigidos ao Diretor do Departamento de Pessoal da PMBA, e estar devidamente instruídos com os documentos que demonstrem as alegações do recorrente, com vistas à elaboração das listas de antiguidade definitivas para acesso à graduação de Cabo PM/BM.
Quartel aos Barris, 23 de janeiro de 2013.
ALBÉRICO ANDRADE FILHO – Cel PM

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
UNIDADE DE PROMOÇÕES
ANEXO ÚNICO À NBGO Nº 001/01/13-UP

NOME
MAT
ADMISSÃO
PROMOÇÃO
OPM
1
ALDENI MENDES DEMETRIO
302487722
12/07/92
17/12/92
5ºGBM
2
LUIZ CLAUDIO SUZART DE JESUS
302669489
29/11/93
10/06/94
10ºGBM
3
JURANDIR ALVES QUEIROS
302675464
29/11/93
10/06/94
10ºGBM
4
ELY TONY SILVA PEIXOTO
302859709
09/09/96
30/04/97
8ºGBM
5
ADRIANO PINHEIRO REBOUCAS
302855412
30/09/96
09/05/97
11ºGBM
6
CLEIA SOUSA BARROS
302849283
30/09/96
09/05/97
7ºGBM
7
ADILMARIA CAJADO SANTOS
302858973
30/09/96
09/05/97
8ºGBM
8
FLAVIA CRISTINA GOUVEIA DE C.
302929821
03/03/97
29/08/97
3ºGBM
9
JOSE RODRIGUES PEREIRA NETO
302915335
03/03/97
29/08/97
15ºGBM
10
WASHINGTON DA SILVA
302899814
03/03/97
29/08/97
15ºGBM
11
GELMA MARINHO DOS SANTOS
302899686
03/03/97
29/08/97
15ºGBM
12
LUCAS BORRI DOS SANTOS
302931234
05/05/97
10/10/97
3ºGBM
13
ROBSON PEREIRA DE MELO
302931658
05/05/97
10/10/97
COBM
14
EMMANUEL ARAUJO PEREIRA
302930856
05/05/97
10/10/97
13ºGBM
15
ROMERO DOS SANTOS
302931674
05/05/97
10/10/97
2°GBM
16
JOSAFA SANTOS DA SILVA ALMEIDA
302900877
03/03/97
31/10/97
2°GBM
17
ANTONIO CARLOS SANTOS DE JESUS
302902269
03/03/97
31/10/97
4ºGBM
18
MARCELO FARIA FERREIRA
302901093
03/03/97
31/10/97
4ºGBM
19
OSVALDO VIANA DA SILVA FILHO
302901506
03/03/97
31/10/97
4ºGBM
20
JOEL BERNARDINO
302915131
03/03/97
31/10/97
2°GBM
21
ARIONE MOREIRA BARRETO
302902374
03/03/97
31/10/97
7ºGBM
22
EDELSIENE FERREIRA COSTA
302899107
03/03/97
31/10/97
2°GBM
23
ADMILSON FERREIRA TELES
302901310
03/03/97
31/10/97
2°GBM
24
FABIO MATOS SOUZA
302899408
03/03/97
31/10/97
2°GBM
25
SELMA RIBEIRO DE SANT ANNA
302901988
03/03/97
31/10/97
12ºGBM
26
EDMILSON DIAS DA SILVA
302899181
03/03/97
31/10/97
7ºGBM
27
FLAVIO SAMPAIO CONCEICAO
302899335
03/03/97
31/10/97
1ºGBM
28
ADEILTON SOARES OLIVEIRA
302902285
03/03/97
31/10/97
5ºGBM
29
JOSE CARLOS ANUNCIACAO DOS SANTOS
302900788
03/03/97
31/10/97
14ºGBM
30
JUCIMAR LOPES DIAS
302900869
03/03/97
31/10/97
3ºGBM
31
SILVIO SILVA MATOS
302901920
03/03/97
31/10/97
14ºGBM
32
LEILA OLIVEIRA SOUZA
302901394
03/03/97
31/10/97
2°GBM
33
ADNOELSON MOURA DA SILVA
302902243
03/03/97
31/10/97
14ºGBM
34
ELIEL DO NASCIMENTO SILVA
302899254
03/03/97
31/10/97
2°GBM
35
ADEILTON NASCIMENTO DE BRITO D.
302902188
03/03/97
31/10/97
3ºGBM
36
ALEXINALDO BARBOSA DOS SANTOS
302902293
03/03/97
31/10/97
1ºGBM
37
ROBERT WAGNER LIMA RAMOS
302902081
03/03/97
31/10/97
12ºGBM
38
WELLINGTON RAMOS COSTA
302901776
03/03/97
31/10/97
4ºGBM
39
HUMBERTO DE JESUS SANTOS
302899482
03/03/97
31/10/97
7ºGBM
40
ANDERSON MASCARENHAS LIMA
302902332
03/03/97
31/10/97
2°GBM
41
DANIELA DE ANDRADE ARAUJO
302899034
03/03/97
31/10/97
2°GBM
42
ALEX GOMES CERQUEIRA
302902308
03/03/97
31/10/97
5ºGBM
43
GILBERTO ANTONIO PEREIRA
302899424
03/03/97
31/10/97
7ºGBM
44
ELTON NASCIMENTO DE SOUSA
302898795
03/03/97
31/10/97
COBM
45
CRISTIANE BORGES ASSIS
302898915
03/03/97
31/10/97
2°GBM
46
VALMIR COSTA DE OLIVEIRA
302901873
03/03/97
31/10/97
5ºGBM
47
ANTONIO CHAGAS ALVES
302902219
03/03/97
31/10/97
2°GBM
48
JOSEMAR DE JESUS SANTOS
302900827
03/03/97
31/10/97
3° GBM
49
ROBERTO CARLOS DE SOUZA RODRIGUES
302902073
03/03/97
31/10/97
5ºGBM
50
ALDO SOUSA RIBEIRO
302898834
03/03/97
31/10/97
3° GBM
51
ADRIANA DE JESUS SANTOS
302898648
03/03/97
31/10/97
CROBM/RMS
52
ANIFER MATOS DOS SANTOS
302898779
03/03/97
31/10/97
3° GBM
53
CRISTIANO CARDOSO DE ALMEIDA
302898842
03/03/97
31/10/97
3° GBM
54
CLEONILDA PEREIRA DOS SANTOS
302898923
03/03/97
31/10/97
12ºGBM
55
ROSANA SANTOS DA CUNHA
302901297
03/03/97
31/10/97
1ºGBM
56
WASHINGTON PAULO DE SOUZA SANTOS
302901750
03/03/97
31/10/97
14ºGBM
57
MAURICIO BORBA DE ANDRADE
302901174
03/03/97
31/10/97
8ºGBM
58
DERIVALDO NERIS DOS SANTOS
302898965
03/03/97
31/10/97
1ºGBM
59
JACKSON SANTOS DE OLIVEIRA
302901043
03/03/97
31/10/97
12ºGBM
60
ANA CLAUDIA DA SILVA LOPES
302898753
03/03/97
31/10/97
CROBM/RMS
61
WELLINGTON KLEBER SOUZA ARAUJO
302901768
03/03/97
31/10/97
5ºGBM
62
ADRIANA GOMES DE OLIVEIRA
302898656
03/03/97
31/10/97
7ºGBM
63
JORLAN SILVA CERQUEIRA
302900908
03/03/97
31/10/97
CROBM/I
64
JACSON SILVA DE ASSIS
302900990
03/03/97
31/10/97
2°GBM
65
EDSON PAULO GIOSTRI
302899204
03/03/97
31/10/97
6ºGBM
66
JORGE SOUZA SANTOS
302900924
03/03/97
31/10/97
4ºGBM
67
MAXWELY DE OLIVEIRA
302901124
03/03/97
31/10/97
5ºGBM
68
IVALDO NORONHA SANTOS
302915149
03/03/97
31/10/97
3°GBM
69
IRENILTON COUTO DOS SANTOS
302905144
03/03/97
31/10/97
5ºGBM
70
MENELAIDE DOS SANTOS BARBOSA
302915123
03/03/97
31/10/97
BPGd