domingo, 8 de julho de 2012

Pelotões do 7º GBM




O 4º Pelotão tem sua atuação focada para as atividades de contraincêndio no aeródromo. O local recebe a denominação de Seção Contra Incêndio – SCI e esta sob o comando do SUB TEN BM Queiroz.

ATRIBUIÇÕES
As atividades do SCI serão desenvolvidas operacionalmente em proveito da segurança contraincêndio nas operações aéreas, envolvendo a prevenção contra o fogo, o combate a incêndios, o salvamento de vidas, a manutenção de equipamentos e do nível de competência dos recursos humanos nos aeródromos.
O SCI deve estar preparado para atuar em uma área de até 8km, em torno do  centro geométrico do aeródromo.
O Bombeiro de Aeródromo atuarão:
a. Auxiliando no combate a incêndio em instalações aeroportuárias, ou em outras instalações  nas cercanias do aeroporto, onde o fogo ameace aquelas instalações ou possa interferir  nas atividades do voo;
b. Fiscalizando as instalações do aeroporto no tocante à prevenção contraincêndio;
c. Realizando a inspeção e manutenção preventiva dos equipamentos de contraincêndio das  instalações;
d. Ministrando os primeiros socorros de urgência aos acidentados.

VIATURAS
Os Carros Contraincêndio de aeródromos (CCI) são viaturas preparadas para executarem o controle e a extinção de incêndio em situações de acidentes aeronáuticos onde o incêndio se manifesta de maneira localizada ou generalizada na área externa da aeronave.
São veículos especialmente projetados para dar suporte às atividades de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves.
Hoje, o aeroporto de Vitória da Conquista opera com duas (2) viaturas.
Uma viatura denominada como AGENTE COMBINADA – AC3 que possui um tanque para armazenar 1500 litros de água, 192 litros de líquido gerador de espuma – LGE e 100 Kg de pó químico.
A outra viatura denominada de AUTO BOMBA TANQUE AERODROMO – ABTA, possui um tanque para armazenamento de 6000 litros de água, 720 litros de líquido gerador de espuma – LGE e 250 Kg de pó químico.

EFETIVO
A Seção Contra Incêndio do aeroporto de Vitória da Conquista é formada por vinte e dois (22) bombeiros militares. Profissionais estes que possuem capacitação para atuar em caso de sinistro na área do aeródromo.
UNIFORME
O uniforme utilizado pelo 4º pelotão é o 8ºC definido pelo regulamento da Polícia Militar da Bahia, que é composto por boina vermelha, blusa de manga comprida e calça cáqui escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário