quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Baixa umidade do ar tem provocado incêndios em Vitória da Conquista


É preciso cuidado na hora de queimar lixos e terrenos. Com as altas temperaturas dos últimos dias, qualquer chama pequena pode se transformar em um incêndio.
A dica é do Corpo de Bombeiros. Nada de atear fogo em lixo ou em terrenos baldios nesta época do ano. O motivo são os riscos que essas faíscas e chamas pequenas podem causar. Com o sol forte dos últimos dias e as altas temperaturas, atear fogo, mesmo que seja em pequena proporção, pode provocar incêndios de grandes proporções.

Em Vitória da Conquista, na última segunda-feira (3), funcionários de uma fábrica de cimento atearam fogo em restos de materiais da fábrica em um terreno baldio. O fogo se alastrou, e quase se espalha em sítios que ficam próximos à localidade. A própria fábrica acionou o Corpo de Bombeiros, e disponibilizou uma máquina para jogar terra nos focos de incêndio para ajudar a controlar as chamas. Por sorte, ninguém se feriu.
O que ocorre neste período é uma diminuição na umidade do ar, que é a quantidade de água na forma de vapor que existe na atmosfera no momento, com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade do ar na cidade tem variado. Segundo o site Climatempo, a de hoje está em 37%. A partir dos 30%, deve-se ficar em estado de atenção, umidificar ambientes, evitar o sol forte e não provocar incêndios, evitando atear fogo em objetos ou terrenos baldios, mesmo que em pequenas proporções.
FONTE: Blog da Resenha Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário