terça-feira, 11 de setembro de 2012

Homenagem aos 343 bombeiros mortos em 11 de setembro de 2001, no dia em que o mundo parou.

Era mais ou menos este horário, por volta de meio-dia, talvez. Estava pronto, aguardando somente o almoço para me dirigir à escola, nos meus áureos tempos de ensino médio. É engraçado como todo mundo se lembra o que estava fazendo neste dia, neste horário, quando um noticiário estranho, confuso e chocante tomava conta de todos os canais da tv aberta. Havia fogo, desespero, fumaça e uma grande quantidade de poeira que tomava conta de todos os cenários, retratados em imagens que perfeitamente poderiam ser associadas a uma boa produção de Hollywood. Mas, infelizmente, não era filme, talvez fosse uma bomba… Não! De repente, quando todos ainda especulavam o que poderia ter acontecido àquela intocável potência mundial, surge o improvável: imagens de aviões se chocando contra as magníficas torres gêmeas do WTC (que até este dia eu confesso que ignorava) calam, param e mudam o mundo.

Dentre os mais de 3 mil mortos na tragédia, 343 homens desafiaram as leis da racionalidade. Enquanto milhares de pessoas desciam desesperadas as escadas dos prédios que já ardiam em chamas, eles se equipavam e subiam, sem saber que iriam ao encontro da própria morte. Sem dúvidas, o 11 de setembro de 2001 ficou na História da humanidade como um ato de crueldade e covardia sem tamanho. Mas, ao mesmo tempo, nunca esqueceremos do profissionalismo dos bombeiros que sacrificaram a própria vida no cumprimento do dever, num gesto de pura bravura e amor ao seu semelhante.


“Há um homem que vai ao perigo quando os outros fogem e vela enquanto a cidade dorme. Que é um anjo na terra, no perigo das águas e na agonia das chamas, levando amor ao próximo às últimas conseqüências do devotamento. Que não teme as alturas vertiginosas e nem os abismos medonhos, quando o dever o chama. Que arrisca a vida para salvar o que não lhe pertence. Que é um raio de luz nas trevas do desespero. Esse homem é um herói. Esse herói é o bombeiro.”

Fonte: Profissão Bombeiro

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem eu sie tudo sobre 11 de setembro bem a quele homem que us outros bombeiros estao caregado era um bombeiro muito especial pra todos us bombeiros de nova iork a cor do capasete e um sonho pra muitos bombeiro e ele foi um heroi eu tinha 6 anos em 11/09/2001 e meu sonho e ser bombeiro eu sei que eu vol conseguir por que deus estar com migo e eu vol conseguir eu sei que sim por que eu nao desesto nunca eu mim alistei e escolhe a aeronaltica espero que eu passe por que esse e um grande passo pra eu realisar meu sonho de ser bombeiro sou de lauro de freitas areia branca meu nome e fabiano fis 18 nu dia 18 de dezendro e fasso 2 ano e mim desculpem pelas letras fiquem com deus por que vol mim torna um de voÇes ok

      Excluir
  2. bem eu sie tudo sobre 11 de setembro bem a quele homem que us outros bombeiros estao caregado era um bombeiro muito especial pra todos us bombeiros de nova iork a cor do capasete e um sonho pra muitos bombeiro e ele foi um heroi eu tinha 6 anos em 11/09/2001 e meu sonho e ser bombeiro eu sei que eu vol conseguir por que deus estar com migo e eu vol conseguir eu sei que sim por que eu nao desesto nunca eu mim alistei e escolhe a aeronaltica espero que eu passe por que esse e um grande passo pra eu realisar meu sonho de ser bombeiro sou de lauro de freitas areia branca meu nome e fabiano fis 18 nu dia 18 de dezendro e fasso 2 ano e mim desculpem pelas letras fiquem com deus por que vol mim torna um de voÇes ok voçes podem mim ajudar a realisar o meu sonho heross

    ResponderExcluir