quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Simulação de incêndio no Aeroporto Otacílio de Figueiredo em Vitória da Conquista


A atividade, realizada nesta manhã pelo 7º. Grupamento do Corpo de Bombeiros,faz parte da tarefa desempenhada pelos profissionais que cuidam da segurança do aeroporto.

O fogo ateado em pneus na área da pista de pouso do aeroporto Otacílio de Figueiredo em Vitória da Conquista na manhã de hoje pelo Corpo de Bombeiros da cidade faz parte de uma das ações desenvolvidas pelos profissionais que fazem a segurança do aeroporto. A simulação acontece todos os anos, e é realizada também para testar os veículos especiais que são utilizados em casos de emergência em voos, sobretudo em pousos e decolagens.
Diariamente, quatro bombeiros estão de plantão dentro do aeroporto, em um local conhecido como “Seção Contra Incêndio”. O papel destes profissionais é estar atento a todo o tipo de emergências no local. Em caso de incêndio na pista de pouso e decolagem, dois caminhões são acionados pelos próprios bombeiros. O caminhão maior utilizado nos salvamentos é conhecido como AP2, e tem capacidade para seis mil litros de água. Além, disso, armazena 720 litros de Líquido Gerador de Espuma – LGE. O líquido serve para diminuir a intensidade do fogo em caso de incêndios provocados por líquidos inflamáveis.

A ideia é que os profissionais operem os caminhões ficando dentro do veículo, para a segurança dos bombeiros e também porque os jatos de água disparados são capazes de, sozinhos, apagarem as chamas. Os veículos aeródromos, chamados assim porque são próprios para o ambiente de aeroportos, nunca são removidos do local.
Atualmente, 40 bombeiros do 7º. Grupamento do Corpo de Bombeiros são capacitados para o serviço. O curso foi ministrado no ano passado pela Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.



FONTE: Blog da Resenha Geral

Um comentário:

  1. Há 4 bombeiros no aeroporto... quais são os seus nomes por gentileza? Sei apenas que uma é a Ana Paula Ramos... e os outros 3?
    Grato!

    ResponderExcluir